segunda-feira, 21 de setembro de 2009

AUTÁRQUICAS 2009 - CANDIDATO DO PS FALTA A DEBATE

Começam hoje os debates referentes às eleições autárquicas. O pontapé de saída será dado na Rádio Pax. O candidato do PS à Câmara de Moura que, ainda recentemente, disse que o Presidente Pós-de-Mina respondia com o silêncio às questões que as Juntas de Freguesia lhe colocavam - uma afirmação objectivamente falsa - prefere agora calar-se e não estar presente no debate com os restantes candidatos.
.
Aqui, da Avenida da Salúquia, só me resta perguntar: como é que um candidato, que almeja a ser Presidente de uma Câmara Municipal, pensa defender o seu programa? Como é que um candidato imagina que é exercido o cargo de Presidente? Sem confronto? Sem debate? Sem defesa de ideias próprias?
.
Responda quem souber. Ou quem tenha uma explicação lógica para esta fuga.
.
Debate às 18 horas - site da Rádio Pax: www.radiopax.com

20 comentários:

Anónimo disse...

A Rádio Pax é alguma rádio do nosso Concelho? Que eu saiba não é.
Penso que é uma rádio que informa com objectividade e que não distorce o conteúdo de entrevistas que faz. É uma rádio respeitável.
O mesmo não penso da Rádio Voz da Planície, que se deixa instrumentalizar pelo PC.
Quanto aos debates dos candidatos autárquicos, acho que só devem ser feitos na Rádio Planície, porque as questões do nosso concelho dizem-nos respeito a nós em primeiro lugar. Se fosse um último debate, depois de terem sido feito outros no nosso concelho, talvez a minha opinião pudesse ser diferente.
Candidatos, façam os debates em Moura, para os munícipes do nosso concelho e não acompanhem o folclore!

Santiago Macias disse...

Nos debates confrontam-se pontos de vista, não se faz folclore. De resto, o trabalho de um autarca não se limita ao que faz dentro do concelho. Notoriedade e respeito "fora de portas" também ajudam, e de que maneira, em momentos cruciais.

Anónimo disse...

Querem ver que a Rádio Planície é uma rádio isenta...por favor toma já o comprimidinho e deita-te

Dulcineia disse...

Para além de nao se apresentar aos debates a que é convidado tenho a sensaçao que o candidao do PS (candidato a quê ? ja agora...LOL) deseja permanecer anonimo em tudo o que faz (do you now what I mean ?)
Mas a vida publica é tudo menos ANONIMATO.
Nao basta dar apertos de mao...

Costuma-se dizer : "Quem nao aparece esquece !"
E ainda bem !

Anónimo disse...

RESCALDO do debate da radio pax: bom debate. bons argumentos.
Pós - de -Mina (CDU) - nota mais - soube mostrar a mensagem que pretende transmitir e parece acusar pouco desgaste governativo. - MERECE SER PRESIDENTE DE NOVO.
Simão Janeiro (PSD) - nota mais ou menos, puxou para a mesa muitos assuntos, pouco importantes para a mensagem que queria transmitir. Foi quezilento – AINDA NÃO MERECE SER VEREADOR.
Silvia Ramos (CDS/PP) - nota mais, foi concisa, mas esclarecedora. Teve muito bem no apoio às empresas e na questão dos idosos. Cresceu muito de há 4 anos para cá. – JÁ MERECE SER VEREADORA.
Rui Apolinário (PS) - NÃO COMPARECEU AO DEBATE SEGUNDO O MODERADOR POR "QUESTÕES DE ESTRATÉGIA POLITICA", ou terá sido por receio no confronto de ideias democráticas? – NÃO MERECE SER VEREADOR.

Santiago Macias disse...

Duas notas breves:
Ao anónimo das 17.52 - todos os orgãos de comunicação social têm a sua orientação editorial; posso estar ou não de acordo com a linha editorial da RP. Mas nunca senti que fossem tendenciosos ou desonestos.
À Dulcineia - now or know?

Anónimo disse...

Reforço o que disse às 16:51.
Quem anda sempre a dizer que se deve dar preferência ao que é local, não deveria ter privilegiado a nossa Rádio Planície com o primeiro debate?
Se eu fosse responsável pela R.P. pensaria duas vezes antes de fazer o debate marcado para dia 7 de Outubro.
Não me parece sério que depois de acertar detalhes com a R.P. respeitantes ao referido debate,alguém aceite antecipar acontecimentos fora do concelho, com outra rádio.
Até parece que os que aceitaram o debate em Beja, querem trazer para Moura um prato já requentado.
Desconheço a opinião da Rádio Planície sobre esta assunto, mas se eu estivesse no lugar dos seus responsáveis ficava muito chateado!...

Dulcineia disse...

A querer ir tao depressa perdi o "K" pelo caminho...
Sorry :(

Curioso disse...

Mas, caros ouvintes, qual é o problema de haver mais que um debate?! E o pessoal que mora fora do concelho não tem o direito de ouvir os programas dos candidatos à Câmara?

Anónimo disse...

Penso que um candidato, que se apresenta como uma alternativa, deve ir aos debates, sejam promovidos por quem quer que seja. Aliás a Rádio Pax, é uma rádio que se ouve em Moura, era só sintonizar quem estivesse interessado. Lembro que o número 2 da Lista do PS à 8 anos não foi a nenhum debate, estratégias, ficámos todos mais ricos com a informação disponibilizada, e qual foi a desculpa? não sei. Este ano o candidato do PS já faltou ao primeiro. Recordo que à 4 anos Lucas Estevão, que era um político a sério, não fugiu a nenhum dos 3 debates promovidos pelas várias rádios, inclusive a Rádio Pax, e feito em Beja, mas isso eram outros tempos. Penso que fugir aos debates é deixar os mourenses menos esclarecidos sobre as propostas que cada um tem para apresentar. Louvo o interesse e a seriedade da CDU, PSD e CDS em promover e debater os arios pontos de vista.

Anónimo disse...

O problema já é velho. Já o candidato a vice fez o mesmo há 8 anos. Não tem argumentos porque o actual Presidente transforma-os em passarinhos. Coitados para que se metem nisto.

Anónimo disse...

Os debates entre os vários candidatos são sempre bem vindos, seja em Beja, seja em Moura, seja na Rádio Pax, seja na Rádio Voz da Planície, ou seja na Rádio Planície. Até podiam acontecer na Rádio Vidigueira ou na Rádio Castrense.
O que interessa é conecer as idéias de cada um para o respectivo concelho.
No entanto, não posso deixar de lamentar profundamente que, precisamente em Moura, onde vai acontecer um debate com todos os candisatos na Rádio Planície, este não seja feito no Cine-Teatro Caridade, ou no Espaço Sheherazade, em vez de ser na Adega da Mantana, para que a população possa olhar nos olhos aqueles que pretendem gerir os destinos deste concelho e avaliar as suas capacidades e potencialidades e, principalmente, as suas motivações.
Ainda há tempo de reparar o (tremendo) erro. Se foi mesmo um erro.

Anónimo disse...

Sem querer ser mal educado, os argumentos do anónimo das 16:51 e das 00:32 (que julgo ser o mesmo) são um "bocadinho" ridículos... Será que a presença física dos candidatos cá em Moura é assim tão importante? Fechados num estúdio, acho que não faz assim tanta diferença, porque o que interessa são as palavras e essas vão para o éter. E o éter emitido pela rádio Pax chega ás telefonias de Moura...

Anónimo disse...

Gostaria realmente de encontrar os programas das várias candidaturas para o concelho de Moura,mas infelizmente só encontrei o do PS...alguém me pode dizer onde encontrar os ditos cujos???

O 3º Candidato disse...

Sr. Santiago

Parabéns pelo Blogue

Permita-me, desde Vila do Bispo, deixar aqui umas palavras.

1 - Agradecer pelas noticias relacionadas com Energia Renovável.
2 - Como não podia deixar de ser, "Autárquicas 2009", só para referir que possivelmente a questão de falta de debate é (talvez) estratégia a nível nacional. Em Vila do Bispo, das 5 candidaturas apenas 3 têm Blogues, claro que o mesmo partido apenas usa uma via de "informação" não estando interessado na outra. Alguém aqui poderá comentar ''que interesse temos por outros Concelhos?'', mas a questão do debate e transparencia democrática deve ser vista a nível nacional, mesmo nos municipios onde concorrem listas independentes.
3 - Acrescentando algo ao comentário de um anónimo, em minha modesta opinião, quem não aceita debater o seu Concelho, quem não aceita criticas, talvez deva pensar em mudar de "profissão".

"El Chato"

Santiago Macias disse...

O trabalho da CDU está programado em duas fases: primeiro entregou-se um documento de balanço; depois será a vez do manifesto eleitoral. Está para breve. Atenção que ainda estamos em campanha para as legislativas...

Santiago Macias disse...

Respondendo a "El Chato":
Agradeço a atenção e os seus cumprimentos.
Também eu acho que o debate e o confronto civilizado são fundamentais em política. Muitas vezes ouvimos críticas e comentários desagradáveis. Mas, de facto, quem não está preparado para isso ou só está à espera de sorrisos, equivocou-se...
Quanto ao blogue em si sublinho que é pessoal. Naturalmente que nele valorizo o papel do meu partido (o PCP) e o da CDU mas há muitas questões que estão fora dos limites da política.
Um abraço para Vila do Bispo!

Anónimo disse...

Já agora onde posso encontrar esse documento de balanço?

Um abraço

Anónimo disse...

Se foi ou não uma boa "estratégia politica" do candidato do PS só os resultados eleitorais o dirão. Para os mais interessados e atentos nestas questões, não deixou de ser uma decepção.
Por outro lado, ouvi a primeira parte do debate com os 3 candidatos presentes. Não deixando de ser de louvar a presença dos candidatos do CDS e PSD, não pude deixar de registar que estão completamente a leste daquilo que são os condicionalismos legais e de gestão de uma Câmara Municipal. Num discurso em que se mistura alhos com bugalhos, torna-se uma missão quase impossível para uma pessoa com a experiência do Presidente Pós-de-Mina, desmistificar ou esclarecer o que quer que seja. Gabo-lhe a paciência e deixa-me a pensar. Talvez tenha sido, de facto, a melhor "estratégia politica" do PS, ter faltado a este debate.

B.B.

Maria Gustava Prazeres e Morais disse...

Parece que afinal esse mal de falta de "exercício democrático" é transversal a todos os partidos.
Em Beja o candidato Francisco Santos recusou debater com os restantes candidatos na TV Beja. É ainda mais de lamentar, uma vez que é presidente actualmente e por isso terá uma obrigação acrescida, perante os munícipes, de prestar esclarecimentos e debater ideias.
Ver: http://www.tvalentejo.tv/index.php?view=2009091909333084
Cumprimentos