sábado, 18 de julho de 2009

ROMA VII - PALATINUS

Sobre o Palatino estão os restos de vários palácios. Para oriente fica a plataforma irregular de um dos fora. Os sítios são feitos de recordações. Rio sozinho quando olho as ruínas e ali “vejo” o grande Totò (1898-1967) num filme antigo. À falta de melhor para ganhar a vida, e iludir a penúria, Totò fazia-se passar por guia turístico, suposto especialista na Roma Antiga. Por entre o ar aparvalhado dos estrangeiros, Totò improvisava, articulava duas palavras em inglês e dizia coisa nenhuma. Era nessa altura que a minha mãe entrava na sala e se zangava porque as minhas gargalhadas não a deixavam dormir a sesta nas tardes dominicais de Verão…
.
Hoje a cena não muda muito: um guia, esquecido do esplendor da Roma Imperial, aponta uma escada e diz: “Foi por ali que o Gregory Peck desceu no filme Roman Holidays”. Os americanos ficaram contentes. Disseram oh, gosh e coisas do género.
.
Filme por filme, sempre é preferível o inesquecível Viaggio in Italia, de Roberto Rossellini (1906-1977). Data de 1954 e conta-nos a história de um casamento em crise, que se afunda sem retorno, por entre o sol de Nápoles, as ruínas de Pompeia e a arte romana. Os actores eram George Sanders (1906-1972) e Ingrid Bergman (1915-1982). O diálogo que vos deixo tem recorte pinteriano e dá o tom de desalento que perpassa pela viagem e pelo casamento.


Sem comentários: