sexta-feira, 24 de julho de 2009

MOURA E O FUTURO

Um documento oficial e um texto na revista Visão. Sete notas muito directas:
.
1. É interessante a comparação do volume de investimento de base económica apoiado por Fundos Comunitários QCA III no Baixo Alentejo;
2. É interessante constatar que o concelho de Moura é responsável por 40% desse investimento e que só é suplantado por Beja no número de projectos apresentados;
3. É interessante fazer a comparação com "os outros concelhos", essa entidade misteriosa com a qual o concelho de Moura é frequentemente comparado, em termos negativos;
4. É interessante verificar que o concelho de Moura ganhou nos últimos anos uma notoriedade positiva que antes não tinha e que, ao contrário do que alguns políticos analfabetos afirmam, uma câmara comunista não só não afasta investidores como é capaz de atrair investimento;
5. É interessante ver que aqui se gera emprego e há projectos de dimensão e reconhecimento internacionais, lançados pela Câmara Municipal de Moura;
6. É importante a esperança e a expectativa que esses êxitos suscitam, a ponto de estar a ser desenvolvido um novo projecto, agora com a MARTIFER;
7. Sinto-me feliz pelo modestíssimo contributo que pude dar a muitos desses processos.

Já agora, e a talhe de foice, a intervenção da Câmara Municipal vai muito para lá da central fotovoltaica. A lista circunstanciada da obra feita e dos projectos desenvolvidos / aprovados / em curso / em conclusão em todas as freguesias do concelho é vasta e será exposta neste blogue nas próximas semanas.

Viva o Presidente Pós-de-Mina!


16 comentários:

Anónimo disse...

Peço desculpa de não ter percebido quem é a "entidade misteriosa" com que Moura é comparada em termos negativos. abraço

Anónimo disse...

O candidato do PSD também merece foto, mesmo que venha a ser um desastre eleitoral. Mas se for esse tal desastre, cuidado que a CDU pode apanhar um susto (já não era o primeiro)por desvio de votos para o PS. É caso para dizer como o outro dizia, prognósticos só no fim do jogo.

Anónimo disse...

Contra factos não há argumentos! Lá deixou você os velhos do restelo com os ditos cujos entalados na fresta da porta... outra vez! Seria um bom exercício cómico meter este quadro sobre investimento e número de projectos em pano de fundo, ao mesmo tempo que se ouvia os discursos em que muito se fala e nada se diz, de alguns candidatos sobre colocar Moura no rumo do desenvolvimento. Abro um pequeno parêntesis para aludir à (falta de) conteúdo dos ditos discursos, eu apenas consegui perceber, até agora, qualquer coisa sobre a lista ser como uma famiglia, de serem nascidos e criados cá na terra, o número de filhos que têm e que, de facto, os vizinhos os conhecem. LOL

Um munipíce satisfeito

Anónimo disse...

"os velhos do Restelo com os ditos entalados nas portas"??? não foi o Martin Moniz que ficou com eles entalados nas portas de Lisboa? cuidados e caldos de galinha...não vá alguem ficar com eles entalados. A "entidade misteriosa" será algum concelho visinho e da mesma cor?

Santiago Macias disse...

A "entidade misteriosa" são, bem entendido, os tais "outros concelhos".
O nosso concelho tem um percurso próprio do qual se pode orgulhar.
Prognósticos só no fim do jogo. Nada pior que o auto-convencimento de vitórias antecipadas. Mas claro que merecemos ganhar e reforçar posições.

Curioso disse...

Os meus parabéns pela obra feita, mas há que lembrar que este pequeno texto é só o comprovativo de factos mais que verdadeiros e merecidos e não um louvor com sabor a campanha eleitoral.

Lembro-me de ter lido algures na nossa comunicação social, após o espectáculo taurino na Assembleia da República, que o ministro demissionário era um dos obreiros dos projectos de energias renováveis, nomeadamente a famosa central fotovoltaica em Moura... Acredito que haverá um aproveitamento da parte de um partido, e não digo qual é, já que está no Governo e pode parecer mal, e que será injusto para quem tanto fez realmente por esse projecto.

Anónimo disse...

É um orgulho ter concelhos geridos desta forma pela CDU. O trabalho desenvolvido pela CDU em Moura inveja qualquer concelho do país. O contributo do Dr. Santiago também foi signiticativo e aqui ficam os parabéns deste anónimo mertolense.

Gostaria também de o poder vir a felicitar futuramente pelo trabalho desenvolvido em prol do desenvolvimento de Mértola, no plano autárquico é claro, porque no plano histórico/arqueológico já fez muito pelo desenvolvimento de Mértola.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Santiago com essa conversa todo fizeste-me lembrar o meu Sporting........ é que nós infelizmente cada vez que há problemas ou boas noticias tem que ser sempre o Paulo Bento a ir prá cabeça do toiro...e isso desgasta carago...e o teu"amigo" Rui que está aí na foto embora sendo do benfica querem fazer dele um Paulo Bento...tá mal não se faz isso aos novatos... e os tais ficam na bancada à espera do resultado para lhe dar a tal palmadela nas costas.....sim porque essa dá prós 2 lados tipo "boa Rui ou paciência Rui"

Santiago Macias disse...

Ao anónimo das 3:58:
Agradeço a simpatia. Creio que, no seio de uma vasta equipa, dei algum contributo ao desenvolvimento de Mértola. Várias vezes me fizeram comentários, que considero disparatados, sobre o facto de ser funcionário de uma pequena Câmara Municipal como a de Mértola. Tenho um enorme orgulho em ter, até 2005, servido o nosso Município. A outra questão é mais complicada. Candidato e autarca em Moura sim, em Mértola é uma possibilidade num milhão. Porquê? É como aquelas nossas amigas de liceu cuja amizade se mantém ao longo da vida mas que nunca serão nossas namoradas...

Ao anónimo (menos anónimo...) das 10:43:
1. Escusavas de ter escrito Benfica com minúsculas. Tá mal;
2. O candidato em causa não é meu amigo - mantemos uma relação formal e de cordialidade - mas também não é necessário colocar aspas, que diabo;
3. Sinceramente, não estou, nunca estive, preocupado com outras candidaturas. Desde logo, porque não dependo da política para viver nem para nenhuma espécie de "upgrade". Depois, e mais importante, temos trabalho feito e compromissos que foram respeitados. É com base no trabalho e nos projectos futuros que iremos continuar. Assim os mourenses queiram e confiem.

Anónimo disse...

Caro Dr. Santiago
Conheço-o há algum tempo, sei que é competente e muito empenhado.
Fica-lhe bem defender a camisola que ao fim de tanto tempo decidiu vestir.No entanto e a pesar do quadro mencionar a fonte, o Sr. Dr esqueceu-se de dizer que (e não duvidando do que lá consta) o QCA III, deu continuidade aos projectos de mandatos do quadro anterior e vigorou de 2000 a 2006. Neste momento, bom ou mau ,o que temos é o QREN, em vigor desde 2007-2013.
Percorro as páginas do seu blogue, por o achar um espaço cultural, donde sempre retiro alguns ensinamentos, com o que por lá escreve.
Quanto à sua aderência ao PCP, cada um é que sabe as linhas com que se cose. Não sei, se foi pressionado, talvez sim..., talvez não..., mas isso tb pouco importa.
Devo dizer-lhe que tb estive para aderir ao seu partido, mas hoje olho para trás e penso ainda bem que não o fiz, senão teria perdido a minha identidade, a minha liberdade individual e passaria a obedecer e integrar à voz do colectivo, mesmo que com ela fosse discordante. isto para mim não é liberdade é submissão. E por isso não o fiz e não o faço, darei-lhe razão quando achar que a têm e criticarei sempre que achar o contrário. No PCP, não há escolhas, nem liberdade de expressão, à vontades condicionadas à ortodoxia do partido e à obediência quase cega do marxismo-Leninismo que acaba também por ser uma forte condicionante à liberdade e ditaduras para mim chegou a do Estado Novo.
As Conversas são como as cerejas e atrás de umas vem outras e agora ocorreu-me aqui uma situação que talvez você até concorde com ela, ou talvez não...,mas eu jamais. O que me diz da marginalização a determinados funcionários da sua câmara,( CMM) cujo os eleitos integra? Acredito que o Dr. Pós de Mina tem todas essas virtudes e potencialidades que lhe reconhece. Mas como se compreende que um homem da politica e tão virtuoso, tenha na câmara que dirige funcionários a serem maltratados, marginalizados e afastados?. Como também sabe!
Viva Abril de 74 e a esquerda democrática.

Santiago Macias disse...

Bom dia

Agradeço o cumprimento, que é simpático.
Vamos ao resto:
1. Defender a camisola que "ao fim de tanto tempo" decidi vestir? Falha de informação sua. Fui candidato pela APU e pela CDU em Moura em 1985, 1993, 1997, 2001 e 2005. E as minhas camisolas são, antes de tudo, os concelhos de Moura e de Mértola.
2. Neste mandato deu-se continuidade a um trabalho anterior? Decerto. Não disse nem direi o contrário. E tenho orgulho no trabalho da CDU em Moura.
3. Adesão ao PCP: não sou pressionável. Os meus camaradas nunca me falaram no assunto. A iniciativa foi minha. E surpreendeu algumas pessoas. Sou assim.
4. Perder a liberdade individual? Nem por sombras. Ninguém me fará dizer o contrário do que penso. Como se constata no blogue.
5. Funcionários maltratados, marginalizados e afastados? Não sei a que se refere. Eles que avancem e digam o que se passa. Tenho o maior interesse nessas matérias, como calculará.

Anónimo disse...

Boa Tarde.
Agradeço as suas palavras, aliás de si não esperava outra coisa.
Quanto ao ponto 5., não me cabe a mim denunciar essas situações, porque não devo. Afinal, não sou mandatário de ninguém.Mas certamente saberá do que falo, mas aceito a resposta, acho até que é diplomática, vinda de um homem inteligente,culto e observador,embora esta resposta seja demagógica. Não acha?
Um abraço

Santiago Macias disse...

Sinceramente, o que disse nada tem a ver com demagogia. Quem se sentir injustiçado que se chegue à frente e diga o que tem a dizer. E que actue em conformidade. Foi o que eu próprio fiz em 1991.

Anónimo disse...

"Entidades misteriosas", "concelhos vizinhos da mesma cor", sinceramente quando leio estes comentários não consigo deixar de me sentir desiludida com as pessoas que, supostamente, são naturais e/ou residentes em Moura. Será a velha história da galinha da vizinha ser sempre melhor que a nossa ou interessa por alguma razão também ela "misteriosa" criticar tudo aquilo que se faz no Concelho de Moura..?
É claro que faltará sempre alguma coisa por fazer. As obras, os projectos nunca se darão como acabados: faz parte da evolução, da nossa insatisfação, ou não..? O importante é que se tente sempre melhorar. O importante é que vivamos no nosso Concelho com qualidade de vida, e penso que, no essencial, isso teremos. Seria importante melhorar nas questões do emprego e na saúde, mas essas questões extravassam o nosso território e terão outros responsáveis que não os Municípios.
Os meus parabéns aos eleitos da CDU, pelo esforço, pelo trabalho, pelos resultados.

Santiago Macias disse...

Recebi esta mensagem (anónima) à qual cortei a última frase por ter afirmações a respeito de terceiros:
"Sou funcionário da Câmara Municipal de Moura. Não sou comunista. Nunca fui marginalizado ou maltratado. Conheço pessoas aqui dentro que estão à margem, porque foi essa a escolha que fizeram. Se experimentarem trabalhar, pode ser que a discriminação acabe.
Já há 4 anos tentaram essa manobra. Até nos escreveram uma carta, que teria sido comovente se não fosse tão ridicula.
Não quero vir para aqui defender ninguém, mas não gosto que me façam passar por estúpido ou incapaz."

maria josé henrique disse...

Caro amigo

Para Mértola você nunca será "apenas" um amigo de longa data, mas sempre um dos seus namorados preferidos.

abraço