sexta-feira, 31 de julho de 2009

MOURA E O FUTURO - III

MOURA – PROJECTO PARA O CENTRO HISTÓRICO APROVADO
.
A Câmara Municipal de Moura acaba de ver aprovado o projecto que apresentou à CCDRA no âmbito do concurso Parcerias para a Regeneração Urbana. O projecto, com um montante global de 9.204.000 euros poderá vir a obter uma comparticipação máxima de 4.743.000 euros, devendo ente montante vir a ser acertado com a CCDRA numa negociação a encetar em breve.
.
O projecto, liderado pela Câmara Municipal de Moura, envolveu treze entidades e permitirá agora o desenvolvimento de um importante conjunto de projectos, de iniciativa pública e/ou privada. O plano, intitulado Regeneração Urbana do Centro Histórico de Moura, tem uma forte componente de intervenção social, e uma vez que se considera essencial a fixação de população e a melhoria das condições de vida nos bairros mais antigos da cidade. Incluem-se na programação obras já em curso, como a reabilitação do edifício dos Quartéis, e outras prontas a lançar, como o edifício de recepção ao turista no Castelo de Moura. Fazem ainda parte do projecto acções tão diversificadas como a requalificação do jardim Dr. Santiago ou da Piscina Municipal, a criação de linhas para o mobiliário das esplanadas, a reabilitação do espaço público da Mouraria ou os arranjos exteriores do edifício dos Quartéis. O número total de acções previstas ascende a 35, devendo o plano de trabalhos prolongar-se até meados de 2012.
.
A aprovação desta Regeneração Urbana do Centro Histórico de Moura conjuga-se com outras iniciativas em curso, designadamente as acções do projecto Moura – 3000 anos de História, que conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo.

.

Fotografia de António Cunha

9 comentários:

Curioso disse...

Fico feliz por mais um projecto para Moura aprovado, nomeadamente algo que há muito que era necessário. No entanto não posso deixar de criticar a fotografia! Com tantas que existem, lindissimas, com um céu azul de fazer inveja aos veraneantes deste ano e vai colocar uma carregadinha de nuvens?! Não é a melhor fotografia para acompanhar tão boa noticia.

Parabéns!

Amarelejando disse...

Esta é sem duvida uma excelente noticia. Parabéns à Câmara de Moura. O concelho está a ficar mais bonito.

Santiago Macias disse...

As nuvens dramatizam a imagem. Respeito a opinião, mas acho a fotografia bonita. O céu é o limite no horizonte destes projectos. Com ou sem nuvens.

Anónimo disse...

Parabéns à C.M.Moura e aos mentores do processo.É importante estarem mais 4 anos para poderem concretizar todos os projectos. Sentimos que há desenvolvimento. Vamos deixar de ouvir falar em projectos, mas a usufruir dos projectos. Moura merece.

minica disse...

Mais uma Boa Noticia, principalmente para quêm diz que a câmara de Moura nada fez nestes ultimos anos, os feitos não passam só pela sua concretização final.....Parabéns

Fátima disse...

Espero que o Futuro seja risonho para os habitantes da Rua da Caridade, pois é um inferno para quem lá vive, dormir torna-se impossivel pelo fluxo de transito.
lamentavelmente estamos há 9 anos(sim leram bem) à espera de uma resposta.
Mudar um sinal de transito, até não custa assim tanto.
Bom fim de semana

Santiago Macias disse...

Olá Fátima

Numa terra, num concelho nunca nada está 100% bem, como sabes.

A questão que colocas é do nosso conhecimento, evidentemente. E o problema não é, como sabes, de fácil resolução. Ñão estou de acordo contigo qdo dizes que é só mudar um sinal de trânsito. Nem isso é consensual. A verdade é que as coisas menos agradáveis - trânsito, ruído, lixo - ninguém as quer junto à porta. E Moura tem as dificuldades inerentes a todas as cidades que foram desenhadas antes do surgimento do bicho-automóvel.

Bom fim de semana também para ti.

Anónimo disse...

...será desta que a Mouraria fica sem os fios á mostra? EDP TELEFONE
será desta que aquele, largo da Mouraria mesmo para os proprios Moradores fica interdito estacionarem, é uma vergonha quase não se falam uns com os outros por causa do estacionamento, todos querem o seu carrito á porta... a noite que os bombeiros tiverem que fazer alguma intervenção tou para ver, devia ser proposto um simulacro para ver as grandes dificulades... e outras coisas mais
fazia uma lista grande, não por culpa da Camara mas com grande culpa para alguns moradores, que não respeitam um dos bairros mais antigos de Moura.... J.L o Anonimo

Calêra disse...

São de louvar todos os projectos de desenvolvimento aprovados para a nossa cidade mas continuo a questionar-me que é feito das velhinhas termas? Existe algum projecto para as mesmas? Tenho pena...