quinta-feira, 23 de julho de 2009

FILMING OTHELLO

Othello é a obra-prima sobre o ciúme. Orson Welles (1915-1985) concebeu, em 1952, uma primorosa versão da obra de Shakespeare. O murmúrio honest Iago ecoou na minha cabeça durante muito tempo. Welles tinha aquela capacidade única de conferir a cada sílaba a necessária e precisa entoação. Apesar da sua certeza sobre a “honestidade” do seu servidor, a forma como Welles pronuncia as palavras deixa-nos em suspenso.
.
O sol e as luzes fortes de Othello aumentam o tom da tragédia e dão um ritmo de ópera a toda a trama. Essa imagem intensifica-se um pouco mais se lermos o filme à luz do documentário Filming Othello, que o próprio Welles realizou algumas décadas mais tarde (1978). Aí se explica, com toda a auto-complacência do mundo, como foi possível levar a cabo a missão impossível de fazer um filme no fim do mundo, quase sem dinheiro e sem guarda-roupa (!). Veja-se o excerto que se reproduz mais abaixo para se entender parte da questão.
.
O trajecto de Orson Welles tem muito de borgesiano. Encontrar os seus filmes não é menos difícil. Othello está disponível na amazon por cerca de 13 dólares. Estou certo que seu realizador adoraria saber que a versão à venda é produzida na Ásia, com som original e legendas em coreano… Tentar encontrar o documentário foi, até agora, um esforço sem retorno. Aparentemente, terá sido lançada, há já uns anos, uma versão em DVD. Não tenho a certeza que assim seja, uma vez que os direitos do documentário estavam também envolvidos numa complexa batalha jurídica. Num site (
http://www.wellesnet.com/phpbb2/viewtopic.php?p=16312&sid=62d65f7c98a4224722888f73b78a8094#p16312) somos informados que o dvd está à venda. Remetem para http://www.raredvds4sale.co.uk/. Mas nessa página encontramos a mensagem CLOSED UNTIL FURTHER NOTICE. Welles também gostaria de ver os seus admiradores perdidos num labirinto, disso estou certo…
.
.
No youtube o filme é visível, em dez "bobines". Há na net sites onde se faz o download. Não sei se funciona porque nunca fiz nenhum download de filmes ou músicas na net...

Sem comentários: