segunda-feira, 4 de maio de 2009

VASCO GRANJA

Morreu hoje Vasco Granja (1925-2009). A minha geração deve-lhe a introdução de novas formas de animação nos programas televisivos. Durante muitos anos teve um programa notável chamado "Animação". É evidente que depois se quis reduzir Vasco Granja a uma espécie de caricatura, a de um fanático de uma animação dos países de Leste, incompreensível e de nulo interesse. Nada mais falso. Bastariam os desenhos animados do Professor Baltasar, produzidos nos Estúdios de Zagreb e começados a exibir entre nós antes do 25 de Abril (!), para o desmentir.

Devo, contudo, dizer, que houve dois momentos cruciais nos programas de animação de Vasco Granja: quando comecei a ver os filmes de Tex Avery (1908-1980) e os de Norman McLaren (1914-1987). O primeiro pelo histriónico absurdo das situações e por ter criado Droopy, o mais cool e desajeitado dos heróis. O segundo porque me explicou, de uma vez por todas, que animação era muito mais que desenhos com animação.

A melhor forma de homenagear Vasco Granja é reproduzindo aquilo que de importante ele nos mostrava. Há anos que estas coisas não passam na tv...



Vizinhos (1952)


Señor Droopy (1954)

2 comentários:

Anónimo disse...

O meu comentario de hoje é apenas : "KONIEC".
Obrigada Vasco Granja.

Julia Macias-Valet

Anónimo disse...

Entre muitas outras coisas que tenho a agradecer ao Vasco Granja, destaco o facto de ter sido num dos programas dele que vi os primeiros pelos púbicos femininos da minha vida. Devia ter 6 ou 7 anos e nunca mais me esqueci. Obrigado e até sempre Vasco.