quarta-feira, 13 de maio de 2009

MAR DO MEIO

Mar do meio é o título do livro que irei lançar no dia 22 (6ª feira), pelas 18.30 (Centro de Estudos Medievais e Islâmicos), no âmbito do 5º Festival Islâmico de Mértola. O texto é bilingue (português e árabe), contando a publicação com 32 fotografias feitas em 12 países da orla mediterrânica.

Mar do meio é uma publicação da Câmara Municipal de Mértola, entidade que, desde 2001, organiza o Festival.

O programa do Festival Islâmico de Mértola pode ser consultado aqui.

As duas fotografias de cima foram feitas em Argel, no Outono de 2004. A de baixo em Mértola, em 2000.

Nas margens do mar do meio o ritmo da vida é tão antigo como o mar ele mesmo. As quatro estações do ano conhecem ainda uma sequência sem alterações. Os hábitos de vida são ainda quase iguais, mas a cada ano que passa talvez um pouco menos. A carroça feérica de flores de papel em muitas cores que, à força de mula, dá voltas e mais voltas à esquina da rua Umar al-Mukhtar, em Tripoli, é a mesma, a mesmíssima, em que, há muitos anos, fui à romaria lá para os lados do Malagon, em Paymogo. As tradições morrem com lentidão mas de vez, e já ninguém se lembra que o califa al-Mustansir foi fatalmente colhido ao lidar um touro, numa noite cálida de Marrakech… As placas tectónicas separam-se, o sul e o norte também.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sou uma apaixonada pela história e estarei presente no Festival Islâmico. Mas tenho pena que entre Beja e Mértola não haja uma rede de transportes com maior regularidade.
Espero que o livro tenha um preço acessível =P

Felicidades para o seu trabalho.