quinta-feira, 14 de maio de 2009

GHADAMES

Imagem Minha


Ficas a ler comprazida diante das rosas
silhueta que vislumbrei compus e reanimei.
Tinhas o perfil marcado cruamente pela luz,
as mãos claras no colo, os cabelos despojados
do brilho das cabeleiras soltas, mas juvenis
e sacudidos no início da tarde com alegria.
As páginas balouçavam do mesmo modo que as rosas
porque ao começar a tarde nos dias de Verão
brisas e vapores estendem-se desde o mar
até às margens floridas. No teu banco
adornado por festões de rosas trepadeiras
afastas os olhos do livro não absorta
mas para sempre atraída por inúmeras imagens.



Fiama Hasse Pais Brandão, in "Três Rostos - Poemas Revistos"





Ghadames fica na Líbia, 470 km. a sudoeste de Tripoli. É conhecida como A pérola do deserto. Acho a designação pirosa, a lembrar praias que foram bonitas e agora são assim parecidas a um arrabalde da Reboleira. Em Ghadames há ruas de sombra e de luz coada. A Ghadames vai-se. Mas há o risco de não se regressar.
.
Fiama Hasse Pais Brandão (1938-2007) foi/é uma grande poetisa portuguesa.

9 comentários:

Késisábadópêchi? disse...

A Ghadames vai-se. Mas há o risco de não se regressar.
Será por causa da beleza encantadora do sítio ou será pelo perigo de se ser raptado? Ou talvez ainda, pelo risco de nos encontrarmos com alguma:

Mulher da pérola do deserto,
Cuja pele tenhamos vontade de tocar
Cujos olhos póssamos ver de perto.
Cuja beleza nos deixe a sonhar.

Que nos deixe com a intenção,
De lhe querer dizer em segredo,
Quero percorrer o teu corpo de violão,
Com a palma da minha mão,

E não, do teu pai e irmão, não tenho medo, nem dos demais.
Quero ver para sempre o baloiçar da tua saia.
Caminharemos para Norte e para além daquele arvoredo,
Viveremos numa cabana junto à praia.

…entre as dunas e os canaviais…

Anónimo disse...

Para Norte, não. Para Sul...sempre para Sul...

Santiago Macias disse...

"Caminharemos para Norte e para além daquele arvoredo" é uma imagem, creio eu. Mas só o "Késisábadópêchi?" (o OU a?) poderá esclarecer isso. Do ponto de vista físico só para sul.

Anónimo disse...

Caro Santiago, cada um interpreta tudo e cada coisa à sua maneira. No entanto aqui existe sintonia. Utilizei uma metáfora, por isso, uma imagem.
Mais para norte, guardo imagens de um pequeno paraiso. Aconselharam-me a não revisitar, para que não perca o encanto.
Mais para norte... para sul...sempre para sul...Imagens minhas que não quero perder.

Késisábadópêchi? disse...

Olá, amigos,
Em primeiro lugar, esta é a segunda vez que comento este post, não comento sob a forma de anónimo. Ou é confusão minha ou existe aqui uma resposta de um anónimo que não sou eu a fazer-se passar por mim? (é por estas e por outras que fico sem vontade de comentar post’s).
Quanto ao caminhar para Norte, é uma imagem, mas julgava que fisicamente, as praias estivessem para norte, no “Mar do Meio”, estou enganado?
O que ressaltou do meu poema foi o desnorteamento?
Bom dia e bom fim-de-semana a todos, saúde.

Santiago Macias disse...

Boa tarde.

Julgo que vale sempre a pena fazer comentários, embora às vezes possam surgir equívocos.

Quando falo em ir para sul refiro-me ao acto físico em si, não a uma imagem. Quanto às praias do MAR DO MEIO, elas estão, na realidade, a sul e a norte. Leptis Magna está no lado sul, Cannes no lado norte.

Não creio que em Ghadames corramos o risco de um rapto, a não ser de uma "mulher da pérola do deserto".

Bom fim-de-semana!

Anónimo disse...

Olá
Não fique chateado, mas se não é anónimo, onde é que os seus pais descobriram o nome?
Do seu poema não ressaltou desnorteamento, muito pelo contrário. Norte e sul estão bem claros.
Apesar de utilizar o seu comentário , o visado foi o autor do blog. Acredite que NUNCA me fiz, faço ou farei passar por outra pessoa.

Um bom fim-de-semana para voçês também.

E já agora, há por aí muitas pérolas. Até no deserto alentejano!

Santiago Macias disse...

Ora bem...

Para esta/e última/o anónima/o (quase de certeza anónima, pelo estilo bem profissional): por acaso até acho o nome de "Késisábadópêchi?" bem interessante e espirituoso, embora não tenha a mínima ideia ideia sobre a identidade do visitante.

Objectivamente falando, ser "visado" é, para um autarca, quase um modo de vida. E há pessoas que até nos visam e puxam as orelhas com elegância. As senhoras nisso são muito melhores que os homens. Sobre as pérolas, também estamos de acordo.

Anónimo disse...

eu prefiro a mulher...
quem quiser fique com a pérola
eheheh...