terça-feira, 14 de abril de 2009

PORTUGAL, O MEDITERRÂNEO E O ATLÂNTICO - II

Um post feito há dois dias sobre este tema veio/vem mesmo a calhar.
.
Fui hoje entrevistado por duas jovens e simpáticas alunas da Faculdade de Letras de Lisboa, a casa onde vivi entre 1981 e 1985. São alunas de Geografia e pretendiam uma série de dados sobre o concelho de Moura. Às tantas, lembrei-me de lhes falar do Prof. Orlando Ribeiro e do seu insubstituível Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico. Primeiro, perguntei se o tinham lido, à espera que me dissessem "claro que sim!". Não tinham. Não sabiam, de resto, de que livro eu estava a falar. Disse-lhes que valia a pena e desviei a conversa noutro sentido.
.
Nunca na vida me tinha sentido na ante-câmara da terceira idade. Passei hoje a saber o que isso é.


Olival nas imediações de Moura (fotografia de Orlando Fialho). A oliveira (olea europea L.) é, por excelência, a árvore do Mediterrâneo. Atenas recebeu o nome da deusa Atena, por causa de um concurso em que a oliveira foi usada como argumento decisivo. Mais poético que os reality-shows da actualidade.

3 comentários:

Anónimo disse...

Orlando Ribeiro é de facto fascinante pelo que tanto nos ensina com inteligência, clareza e simplicidade. Tenho pena de não o ter descoberto mais cedo!
Mariana

Excalibur disse...

Orlando Ribeiro é sem dúvida o Genette da Geografia. Tanto no bom como no mau sentido de ser Genette!

Unknown disse...

Eu sou italiana, eu tenho leito este livre e eu acho que a maestria que usa Ribeiro na descriçao, faz-me estar aì no Portugal a olhar com meu olhos tuda a vossa essencia!Descupla-me para os errores ;)