quinta-feira, 9 de abril de 2009

ENTRE NÁPOLES E O CAIRO

Comecemos por Nápoles, onde nunca fui mas tenho a infalível certeza de ir um dia. Em especial ao Borgo Santa Lucia, inspirador de uma música de meados do século XIX e que é, ainda hoje, popularíssima em todo o mundo. O Calimero cantava-a num dos seus episódios e ninguém o compreendia e eu chorava desalmadamente por causa disso...

E ao Cairo regressarei um dia, talvez para sempre. Espero poder resolver melhor a dúvida que Jacques Berque expressa, no notável Mémoires des deux rives, quando confessa, durante um regresso ao Cairo (e atrevo-me a traduzir) "Pergunto-me, para minha grande surpresa, se não seria aqui que eu me deveria radicar até ao fim dos meus dias..."

Do Borgo Santa Lucia a Zamalek a distância é mais curta do que parece.





Enrico Caruso (1873-1921) foi um grande tenor italiano. Jacques Berque (1910-1995) foi um académico francês, cuja carreira se centrou, em grande parte, no estudo do Magrebe.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quanto ir a Nápoles, ver o Borgo Santa Lucia, e voltar, tudo bem.
Já quanto a regressar um dia ao Cairo "talvez para sempre", espero que seja em sentido metafórico ou uma reminiscência de dias felizes ali passados.
Não gostaria de pensar que o poema de Gedeão que em boa hora aqui colocou, tivesse algo de pessoal!
Moura precisa de si! O Mundo inteiro precisa de si!

Abraço

LA

Santiago Macias disse...

Moura precisa de mim? Algumas pessoas no concelho de Moura decerto que sim, tanto quanto eu preciso delas.

O mundo INTEIRO (!) precisa de mim? Ó diabo, isso já me parece ligeiramente exagerado.

Maus mesmo é eu percorrer a lista de pessoas conhecidas a ver quem é que dá certo com LA...