terça-feira, 17 de março de 2009

QUARTÉIS DE MOURA - PASSADO E FUTURO

Teve início, há algumas semanas, a reabilitação do Edifício dos Quartéis, em Moura. O imóvel, edificado por volta de 1725, é uma peça rara no contexto da arquitectura militar portuguesa. Na construção do edifício tiveram parte activa os habitantes da então vila de Moura, não só com serviços pessoais, como também com o que saía do cofre do município ou ainda através da venda das pastagens dos baldios, sobre os quais os habitantes tinha direitos (Arquivo Histórico Municipal, liv. 6: 1701-1723, pp. 113 e 197).
a
Foi, durante muitos anos, utilizado por uma faixa da população de menores recursos como zona de habitação. Apesar das mais que precárias condições que o edifício podia proporcionar foi, de algum modo, esse facto que impediu a sua ruína total.
a
Foi a partir de 1997 (sim só então, não vale sequer a pena qualquer argumento a propósito deste tema...) que se perspectivou a resolução do problema, assente em três medidas:
a
1) Procura de uma solução para realojamento dos habitantes;
2) Concepção e concretização de um projecto para o edifício;
3) Revitalização do edifício (como centro de artesanato, espaço para pequenos ateliês, sedes de associações e colectividades)
a
É isso que tem sido feito. Perdi a conta aos disparates que se têm dito sobre o tema. Que não se percebe a utilidade de classificação do edifício (!), que não se sabe para que se está a fazer a reabilitação e que depois vão ter de se estar a inventar soluções para ocupar os espaços (!), que a obra é eleitoralista (!) e por aí fora...
a
Os que tão diligentemente promovem tais asneiras teriam muito a ganhar se mantivessem um discreto silêncio sobre o tema. Muitos deles são os mesmos que, anos a fio, suspiravam quando passam em frente ao edifício e diziam "quando é que teremos os nossos Quartéis recuperados?". Não me recordo de terem promovido, nomeadamente enquanto as forças políticas que integram estiveram à frente do município, qualquer iniciativa nesse sentido. Não me recordo que quaisquer deles tivessem, enquanto técnicos ou enquanto cidadãos, apresentado qualquer proposta concreta.
a
Em resumo, a obra começou. Dentro de meses estará concluída. O resto são conversa fiada e coisas de treinadores de bancada.
a
Os Quartéis de Moura estão classificados como imóvel de interesse público desde 1967.

Quartéis de Moura - projecto de reabilitação: arq. Pedro Ângelo (CMM)

Quartéis de Almeida (imagem de cima) e da Corujeira, em Estremoz (imagem de baixo), construções da mesma época do edifício de Moura.

Sem comentários: