terça-feira, 20 de janeiro de 2009

NA PRAIA


As fotografias entraram-me casa dentro pela mão da revista Aperture. Nem tudo o que aí é publicado me agrada ou convence mas há devo-lhe, pelo menos, duas descobertas: os extraordinários fotógrafos peruanos Hermanos Vargas e este trabalho do americano Richard Misrach, intitulado On the beach. Fiquei entusiasmado e a aguardar a saída do livro. Que já saiu e logo esgotou e agora é vendido a uns impensáveis 345 euros.
Mostrei as fotografias ao Cláudio e ele, com um encolher de ombros "não vejo aqui nada". A discussão foi longa e improfícua. Chegámos, salomonicamente, à conclusão que diferentes gerações vêem diferentes coisas. No esplendor desta praia está a luz mais branca e mais límpida que alguma vez vi e o azul mais irreal que alguma lente possa ter captado. A escala das imagens é gigantesca, assim como o é o mundo perdido que nelas vejo. As pessoas flutuam dentro e fora de água e de nada mais preciso para querer perder-me um dia nesta praia. Sozinho ou, mais provavelmente, talvez não.



2 comentários:

Anónimo disse...

Dá vontade de mergulhar.

maria josé henrique disse...

Bem sei que tens companhia, mas se houver alguma incompatibilidade de agenda, pá está á vontade, liga-me que eu também vou, :))

Abraço