sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

SAPATOS VERMELHOS






Para encerrar o tema dos sapatos, aqui ficam duas imagens curiosas: à esquerda, um mosaico da basílica de S. Vitale em Ravenna (a figura central é o imperador Justiniano, reconhecível, entre outros atributos, pelo calçado vermelho); à direita, está o Papa, reconhecível, entre outros atributos, pelo calçado vermelho. Os símbolos têm vidas longuíssimas...

6 comentários:

Anónimo disse...

"Os símbolos têm vida longuissíma". Sobretudo quando a côr é vermelha, não é meu caro amigo?

Abraços

Intenso

Santiago Macias disse...

A única dúvida que me assalta é se o/a amigo/a INTENSO fala dos bolcheviques ou do meu SLB...

Anónimo disse...

O amigo Intenso falava do seu gosto pela côr vermelha...nada mais que isso. Mas olhe que o seu SLB, cumprindo a tradição, não me parecde que se aguente até ao final do ano...

Abraço


Intenso

Anónimo disse...

Nessas coisas das simbologias associadas ás cores, é engraçado que na língua portuguesa existam duas palavras para descrever a mesma cor. O termo "vermelho" caiu em desuso a partir de 1926, altura em que passou a servir não como descritor de tonalidade, mas antes como atributo de um determinado grupo de cidadãos, que "curtiam" usar nomes falsos, e tinham como hobbie a nobre arte de Guttenberg. O encarnado (cor de carne crua...) generaliza-se nessa altura como atributo de "echarpes" e outras coisas "finas", ficando o vermelho remetido para tons de violeta resultantes da adição dos tons de azul do lápis do censor ou como nome de um Mar. Para se evitarem confusões até o glorioso Benfica deixou de equipar de vermelho e branco, passando a ser a "equipa encarnada" ou mais metaforicamente as onze "papoilas" saltitantes. Actualmente parece que o "vermelho" se encontra quase reabilitado, embora na Quinta da Marinha e noutros "ghettos" da upper class, as senhoras continuem a usar cintos de ligas encarnados em vez dos vermelhos popularuchos.

Parabéns pelo Blogue, é sempre um prazer ler coisas escritas por ti Santiago!

Santiago Macias disse...

"Actualmente parece que o "vermelho" se encontra quase reabilitado, embora na Quinta da Marinha e noutros "ghettos" da upper class, as senhoras continuem a usar cintos de ligas encarnados". O quê??? Desconhecendo em absoluto a identidade do anónimo (será fulano?, será beltrano?), é pelo menos alguém que teve a felicidade de ter feito uma alegre sondagem, oxalá que muito venturosa, na Quinta da Marinha.

Anónimo disse...

Coisas escritas à pressa dão nisto. Para além da sintaxe pouco polida, não assinei.

José Gonçalo Valente

P.S - Quanto à Qta. da Marinha, ouvi dizer que era assim, não tive a felicidade (ou talvez não) de verificar in loco a veracidade da informação. Mas como figura de estilo até não funciona mal. :-)